Guia Prático para Compras Inteligentes

Olá! Depois que me tornei Consultora de Imagem percebi o quanto guarda-roupas abarrotado é pouco funcional e geralmente pode ser consequência de compras por impulso. Que tal conferir dicas práticas para compras inteligentes e fazer seu dia mais feliz?

Uma grande reclamação de algumas mulheres é de “não ter roupa para vestir” mesmo com o armário cheio de peças. Na maioria das vezes, as roupas não combinam com o estilo de vida que aquela pessoa tem, e, por isso, não são usadas. Algumas dicas podem render compras eficazes e composições assertivas para sua vida, confira:

 

Como realizar compras inteligentes?

Como realizar compras inteligentes
Como realizar compras inteligentes

1- Antes de ir às compras é importante conhecer seu estilo e guarda-roupas. Ter as peças organizadas para melhor visualização é essencial para um melhor aproveitamento de composições de looks. Se você ainda não leu, sugiro a leitura do texto da importância da consultoria de imagem e outro texto sobre dicas para um armário cápsula.

2- Valorizar as peças que você já tem no guarda-roupas para ter um consumo consciente e menos compulsivo é uma dica de sucesso para os dias atuais. O processo de auto-conhecimento é demorado, mas quando absorvido de forma fiel e genuína você percebe o que realmente faz falta no seu guarda-roupa e se aquela peça faz parte da sua vida e estilo.

Como realizar compras inteligentes
Como realizar compras inteligentes

3- Consumir com consciência e clareza cria boas práticas e hábitos saudáveis. É importante que você fortaleça seu estilo pessoal usando peças que combinem com você e não ditadas pela moda, ou por outras pessoas do seu convívio. Claro que ter uma peça mood da estação é super legal, mas o seu armário não pode ser totalmente temporal, voltado para modinhas.

4- No momento da compra avalie se a peça escolhida combina com outras roupas do seu armário e se cria outras possibilidades de composições. Confira se a peça coordena com outras 4 roupas que você já tenha no armário. O tempo de raciocínio e análise é necessário te ajuda a conscientizar se a compra é responsável.

Leia também:  Testei Iluminador Griffty Cosméticos

5- Compre qualidade, não compre preço! Comprar melhor é diferente de não comprar. Invista em qualidade, tecidos primorosos e acabamento. Um bom tecido e um caimento perfeito fazem de qualquer roupa um grande convite ao visual. Ter esmero ao se vestir é pensar nos detalhes de cada roupa e suas especificidades.

6- Faça um check list. Observe seu guarda-roupas, anote as peças que você precisa comprar. Não saia às compras sem foco, principalmente se for em época de liquidação. Saiba exatamente o que você precisa para empregar o seu dinheiro de forma otimizada e racional.

Como realizar compras inteligentes
Como realizar compras inteligentes

7- Roupa repetida faz sempre os mesmos looks. Pequenas variações na compra não fazem diferença. Vá para o provador de peito aberto, liberte-se para o novo e experimente novas possibilidades, combinações e estampas. Caso não der certo, tudo ótimo também! Você não é obrigada a comprar somente por que levou pro provador. Pense que valeu pela experiência.

8- Tire um tempo para pensar! Se você experimentou a roupa e não se sentiu 100% segura sobre a compra, não compre! Nada pior que o arrependimento. Depois de algumas horas se a peça ainda ficar martelando na sua cabeça, vale a pena voltar na loja, experimentar a roupa novamente e tirar todas as dúvidas.

Como realizar compras inteligentes
Como realizar compras inteligentes

Tem um ditado, não achei o autor, que diz: “quem compra coisas que não precisa está roubando de si mesmo”. Faça essa reflexão no momento da compra. Nosso vestuário é a representação de quem realmente somos e não precisamos de muita coisa para mostrar isso.

Comprar o essencial e de forma assertiva faz com que você amplie as possibilidades de coordenação de peças do guarda-roupas. Um guarda-roupas bem montado, versátil e com seu estilo evita compra por impulso e desnecessária.

E você, já colocou em prática alguma das dicas para compras inteligentes? Compartilhe com a gente!

Mineira, consultora de imagem, publicitária e apaixonada por moda!

Curtiu? Você também pode gostar de:

Compartilhe!