8 Cuidados para as Roupas Durarem por mais Tempo

Olá! Para estendermos a vida útil de nossas peças são necessários alguns cuidados básicos desde a sua compra até a forma que a guardamos. Separei alguns cuidados para as roupas durarem por mais tempo de uma forma ecológica e sustentável. Confira!

Eu já dei dicas de como economizar com moda em tempos de crise. E fazer valer o dinheiro que gastamos em roupas é um aprendizado que pode ser econômico. Cuidar das nossas roupas e da sua vida útil é assumir uma responsabilidade de economia e de consciência de consumo.  Confira os cuidados para as roupas durarem por mais tempo. Confira:

 

1-    Como comprar

 

Cuidados para as Roupas Durarem mais Tempo
Cuidados para as Roupas Durarem mais Tempo

O processo de compra pode ser um dos principais fatores para que as peças durem por mais tempo.  Para evitar que o armário fique abarrotado de roupas de pouca qualidade e que podem estragar logo, é preciso ficar atenta na hora da compra. Investir em roupas de qualidade não está necessariamente associado a produtos caros ou de grifes. Deve-se ficar atenta a detalhes como costuras, acabamentos, fios soltos e aviamentos.  A sugestão é comprar roupas com bons tecidos, bom caimento e que não saem fácil de moda. Leia as etiquetas internas das roupas que contêm o tipo de tecido, como deve ser lavado e guardado. Pense que menos é mais! Ao invés de comprar vários jeans baratinhos invista em uma peça de boa qualidade e que possa ser usada em diferentes ocasiões.

 

 

2-    Remova as Manchas antes da Lavagem

Quanto mais tempo a mancha fica na roupa, mas ela se fixa! As manchas podem necessitar de tratamento adicional antes da lavagem, produtos, tempo de molho e enxague antes de ser levada para a máquina.  Cada mancha se remove de uma forma, o importante é saber que deve ser usado água fria, temperatura alta faz a marca grudar ainda mais. Uma dica que uso nas minhas roupas é a substituição do Vanish por bicarbonato de sódio, é ótimo para vários tipos de manchas. E para as roupas claras tiram o amarelado e o tom de guardado.

 

 

3-    Roupas Delicadas Devem ser Lavadas à Mão

A máquina de lavar é uma facilidade para qualquer pessoa, disso não há dúvidas. Mas não é qualquer peça que pode ser lavada numa máquina. Roupas delicadas devem ser lavadas à mão. Peças bordadas, em rendas, seda ou cetim devem ser deixadas de molho e delicadamente esfregadas à mão. Lingeries  podem ser lavadas na máquina desde que dentro de sacos próprios para roupas delicadas. O saco diminui o atrito entre as roupas, evitando o aparecimento de bolinhas e a deformação dos tecidos.

 

 

4-    O Processo de Lavagem

 

Cuidados para as Roupas Durarem mais Tempo
Cuidados para as Roupas Durarem mais Tempo

A escolha dos produtos adequados para cada tipo de tecido é muito importante no processo de lavagem para manter as suas peças por mais tempo. Separar as roupas por cores é um primeiro passo, lave as claras, separadas das coloridas e das escuras.  Uso sempre junto ao compartimento de amaciante uma colher de sopa de vinagre sem álcool para manter a cor das roupas por mais tempo. E como dito acima, para as roupas claras uso também uma colher de bicarbonato de sódio.  Uma dica importante é evitar o uso dos alvejantes com cloro. Eles têm uma química forte que enfraquece as fibras do tecido.

Leia também:  Garimpe o seu Guarda-Roupas: Primavera Verão 2017

 

 

5-    Como Pendurar as Roupas no Varal

Ao tirar a roupa da máquina, sacuda bem, além de eliminar resíduos que possam ter ficado depois da lavagem, esse processo ajuda a desamarrotar a peça. Algumas roupas se esticam quando são penduradas em um varal. A sugestão é substituir os pregadores por cabides. No geral, pregadores de roupa podem marcar as peças fazendo ceder as fibras do tecido com atrito e os cabides além de não marcar, otimizam o espaço do varal e facilitam na hora de passar. Caso não tenha como usar os cabides, vale a dica de dobrar a peça ao meio no varal e dispensar o pregador.  Não deixe as peças durante dias no varal.

 

 

6-    Não Passe o Ferro Direto nas Roupas

O ferro de passar é um dos principais motivos para danificar os tecidos. A sugestão é ter uma fralda de algodão para proteger as roupas assim, com o pano esticado sobre a roupa, o ferro não marca com efeito de brilho nos tecidos e ainda nos deixa seguras para evitar qualquer queimadura na peça. Caso prefira, passe a roupa do avesso.

 

 

7-    Conserte as Roupas antes de Estragar

 

Cuidados para as Roupas Durarem mais Tempo
Cuidados para as Roupas Durarem mais Tempo

Furinhos, costuras soltas, fios pendurados, botões caindo, bainha desfeita, tudo isso pode provocar danos maiores nas roupas e levar ao desapego total. Por isso, sempre é bom reparar os pequenos estragos para sua roupa estar como nova outra vez e fazendo com que elas durem por mais tempo.

 

 

8-    Guarde suas Roupas de Forma Correta

Não é saudável ter um amontoado de roupas, é ruim para a organização e manutenção das suas peças. Cada roupa deve ser guardada de forma correta. Cada tipo de tecido tem uma forma diferente de serem guardados, alguns devem ser dobrados e outras pendurados.

Além colocar em prática estas dicas, sempre é possível renovar roupas tingindo as peças, customizando e reformando.  Qual a sua dica para cuidar das roupas para durarem por mais tempo?

Mineira, consultora de imagem, publicitária e apaixonada por moda!

Curtiu? Você também pode gostar de:

Compartilhe!