5 Dicas para ter um Guarda-Roupa Inteligente

Olá! Conhecer seu estilo pessoal e a imagem que deseja transmitir são passos importantes para ter um guarda-roupa inteligente ou um armário cápsula. Confira as dicas e liberte-se!
 

Check list para um guarda-roupa inteligente

1- Sua imagem, seu estilo

Independente da contratação do serviço de consultoria de imagem é importante que você conheça seu estilo para que o guarda-roupa seja funcional e direcionado para o seu interesse. Leia mais a respeito no post sobre a importância da imagem pessoal.

 

2- Desapegue já!

O seu guarda-roupa coleciona histórias, lembranças e até arrependimentos. Quem nunca se perguntou por que comprou aquela roupa? Mas um armário cheio de peças que não são úteis, ou não te deixam feliz, não é legal.

Repense nas escolhas e abra mão de peças de roupas que somente ocupam espaço e energia, o mesmo vale para os acessórios. Pode ser um processo doloroso, mas se faça as seguintes perguntas:

Check List guarda-roupa inteligente
Check List guarda-roupa inteligente

As respostas serão a sua dica se a peça permanece ou não no seu armário. O charmoso do guarda-roupa inteligente é ter somente peças úteis, que estejam à vista e que facilitem o uso. Então, desapegue daquilo que você usa mais!

Tenha o armário sempre organizado para facilitar a visualização do que você tem e agilizar a escolha dos looks.

 

3- Eleja peças chaves

Peças Chaves - Guarda-roupa inteligente
Peças Chaves – Guarda-roupa inteligente

Roupas bonitas não necessariamente significam roupas corretas para sua vida. Conhecendo seu estilo fica fácil selecionar algumas peças básicas para que sejam coordenadas com outras complementares.

Por exemplo, se seu estilo é semi-formal as peças chaves podem ser peças de alfaiataria, jeans reto e escuro, camisas, blazers estruturados, vestidos retos. A composição do seu guarda-roupa deve seguir a lógica do seu estilo com peças versáteis e combinem entre si formando uma composição de looks.

Leia também:  A Importância da Imagem Pessoal

 

4- Menos é Mais

Guarda-Roupa Inteligente
Guarda-Roupa Inteligente

Um armário cheio de roupas não quer dizer um guarda-roupa com diversas combinações de looks. Quando o armário está cheio de peças você não consegue visualizar o que tem e acaba usando as mesmas combinações usadas em outras ocasiões. Ou seja, menos criatividade e mais mesmice.

Foque em peças chaves, invista em acessórios, acabamento das peças, tecidos duradouros e de algodão. Dê preferência a menos peças, porém com mais qualidade.

 

5- Pratique a fórmula 4 x 1

O contato visual é na maioria das vezes feito da cintura para cima, o que faz com que nem sempre as pessoas percebam o que está vestindo nos membros inferiores. Desta forma, para cada 4 peças de cima, você deve ter no seu guarda-roupas 1 peça de baixo que combine.

Assim, você vai multiplicar a possibilidade de looks e vai ter a roupa para a vida, e não só por fascinação. A partir da redução do guarda-roupa você poderá desfrutar mais cada uma das peças e aprendido a criar combinações mais interessantes.

O desafio real é conciliar estilo de vida, com a personalidade e com gosto pessoal (estilo). Isso pode ser aliado a criatividade, com o foco na versatilidade, na função, no não-desperdício e no não-acúmulo.

Lembre-se é importante que o que entre no seu armário seja planejado, da forma mais otimizada possível, para ser usada mesmo e ficar de acordo com o meu estilo de vida.

Mineira, consultora de imagem, publicitária e apaixonada por moda!

Curtiu? Você também pode gostar de:

Compartilhe!