36ª Semana de Gravidez

Olá! Agora é oficial! Estamos na reta final, na 36ª Semana de Gravidez que inicia o nono e último mês de gestação. Além do frio na barriga, temos muitas novidades. Confira.

 

Exame do Cotonete

É provável que na 36ª semana de gravidez  seu médico solicite um exame para verificar se você tem a bactéria Estreptococo do grupo B (GBS). Embora inofensiva para você, essa bactéria pode causar uma infecção em seu bebê durante o parto.

O teste em si é simples. No laboratório é coletado com uma espécie de cotonete, amostras da região da vagina e anal. Para gestantes com o resultado positivo,  o antibiótico é dado durante o trabalho de parto, pelo menos quatro horas antes do nascimento do bebê.

O resultado do seu exame deve estar escrito no cartão de pré-natal. Se você souber que tem resultado positivo, não espere muito para ir para o hospital quando desconfiar de que o trabalho de parto começou, para garantir que há tempo de tomar o antibiótico. Assim que chegar na maternidade e for atendida informe sobre o resultado do exame para estreptococo B.

 

Mala de Maternidade

A partir dessa semana é prudente que você já tenha tudo pronto para a chegada do bebê. Antes de fazer a sua mala e do bebê, consulte o que a maternidade/hospital onde planeou ter o parto recomenda levar. Faça uma lista com o que precisa e prepare tudo com tempo para evitar o stress de ter que o fazer à última hora.

As malas devem estar prontas e em um local fácil de localizar e pegar em caso de emergências. Um bom lugar é o quartinho do bebê, num cantinho. Não deixe nenhum item para pegar de última hora, deixe tudo preparado e organizado.

Leia também:  Esmalte NYC Czare

Segue dica de itens para levar a maternidade. Alguns itens como toalha e cobertor estão na minha mala, pois optamos pelo parto em uma maternidade municipal.

36ª Semana de Gravidez
36ª Semana de Gravidez

 

A Escolha do Pediatra

Já tem o seu pediatra de confiança? Se ainda não, está na hora de iniciar a pesquisa por um pediatra. Peça sugestão a amigos com filhos pequenos, converse com seu médico/ obstetra e peça por indicações. Se você possuir plano de saúde peça a lista de pediatras de sua cidade e agende uma entrevista para conhecê-lo antes mesmo de seu bebê nascer.

É importante que você tenha total segurança e simpatia pelo pediatra de seu filho, pois ele será sua maior fonte de consulta e confiança para os dias que seu bebê não estiver se sentindo bem. Veja o que melhor se adapta a sua rotina, além de ser um profissional que te transmita tranquilidade, você deve levar em conta distância e forma de locomoção até o consultório.

A partir da 36ª semana de gravidez a visita ao médico passou a ser semanal para avaliação da evolução da gestação e do bem-estar do bebê.

Não deixe de acompanhar as novidades. Olívia pode chegar a qualquer momento.

 

Mineira, consultora de imagem, publicitária e apaixonada por moda!

Curtiu? Você também pode gostar de:

Compartilhe!