30ª Semana de Gravidez

Olá! A 30ª Semana de Gravidez foi bem corrida e com muitas novidades. Como é bom, e de certa forma até uma alívio, perceber que as coisas estão acontecendo e ficando prontas para a chegada da Olívia.

A cada dia percebo que a minha barriga vai mudando um pouquinho e só crescendo. Olívia tem demonstrado bastante disposta e muita agitação durante a noite. Ela fica mais ativa e geralmente isso acontece com a chegada do papai. É ele conversar que parece que temos uma festinha na minha barriga.

 

Mais um Ultra

Adoro fazer ultrassom! É maravilhoso ver seu bebê naquela telinha borrada e confirmar que está tudo bem e caminhando conforme o esperado.

Fizemos um ultra nessa 30ª semana, conferimos que Olívia já virou e está em posição de parto normal, ou seja com a cabeça virada para baixo. Agora é aguardar que aos poucos ela vai se encaixando.

Grandinha e sapequinha nossa bebê está com 1,575 kg e com 36 cm. Já está toda formadinha ficando forte e ganhando peso até o momento do nascimento.

 

Plano de Parto

30ª Semana de Gravidez
30ª Semana de Gravidez

Com a chegada do nascimento do bebê temos que nos orientar para várias coisas, dentre elas sobre a nossa escolha em relação ao parto. O Plano de Parto é um documento onde é relacionado tudo que a mulher gostaria ou não gostaria que acontecesse durante o seu trabalho de parto.

É uma forma simples e prática de você informar a equipe médica sobre seus interesses. O parto é da escolha da mulher, ela tem o direito de participar das decisões que envolvem seu bem-estar e o do bebê.

Ao menos que haja uma emergência médica que impeça a participação consciente, a gestante tem o direito de saber exatamente os benefícios e prejuízos de cada procedimento, exame ou manobra médica pode provocar a ela e também ao seu bebê.

O Plano de Parto é uma forma de facilitar o diálogo entre a gestante e o profissional que a acompanhará. Para a equipe, pode ser um direcionamento para melhor poder atendê-la.

Leia também:  Looks de Grávida. Dicas de como se Vestir Durante a Gravidez

Como o parto pode tomar diferentes rumos, caso as informações do plano não possam ser seguidas, a mulher deve ser previamente avisada e consultada a respeito das alternativas.

 

O que conter no Plano de Parto?

Informe-se, converse com outras gestantes, acesse sites e verifique quais escolhas você tem em relação ao nascimento do bebê. Você gostaria de ter um acompanhante? Gostaria de ter uma doula? É da sua escolha o uso do soro com hormônio para acelerar as contrações? Receber anestesia? Deseja ficar sem beber líquidos? Gostaria de amamentar logo após o parto? Em caso de cesárea, gostaria de uma anestesia geral ou gostaria de ter contato com o bebê após o parto? Quais procedimentos você aceita e quais preferia evitar?

Pequenos detalhes podem fazer grande diferença. O parto deve ser um momento único e feliz com total segurança para mãe e filho. No site da Unicef tem um modelo de plano de plano para você preencher e imprimir.

 

Como denunciar uma violência obstétrica

30ª Semana de Gravidez
30ª Semana de Gravidez

Caso você se sinta violentada durante seu parto, ou seu Plano de Parto não seja aceito pela maternidade que deseja ganhar seu bebê você pode fazer uma denuncia de violência obstétrica. Procure a Defensoria Pública do seu município com cópia do prontuário médico (documento que registra todos os procedimentos pelos quais você foi submetida desde que chegou ao hospital ou maternidade). Para obter o prontuário é preciso solicitar o setor administrativo do hospital.

Devemos sempre pensar no respeito a vida e a procedimentos que possam proporcionar bem-estar à mãe e a criança. Esses detalhes podem fazer uma grande diferença durante o parto, tornando-o uma experiência mais saudável. Analise o Plano de Parto com cuidado e tire suas dúvidas com seu médico obstetra.

Ufa! Muita coisa para se informar não é mesmo? Mas é isso aí, a cada semana uma novidade. Até a próxima!

Mineira, consultora de imagem, publicitária e apaixonada por moda!

Curtiu? Você também pode gostar de:

Compartilhe!