24ª Semana de Gravidez

Olá! Na 24ª semana de gravidez a minha barriga começou a ficar bem aparente e finalmente as pessoas estão percebendo o avanço da gestação.

Felizmente o peso da barriga ainda não está sobrecarregando minhas costas. Mas já está acontecendo aquele desconforto chato para baixar e pegar as coisas que caíram no chão. Sério! Parece que o chão tornou-se um lugar distante e difícil de alcançar.

Seguindo a recomendação da nutricionista continuo com a alimentação rica em nutrientes. A ingestão de alimentos saudáveis não só auxiliam na formação do bebê, como também da saúde da mamãe, além do controle de ganho de peso que deve ser sem excessos.

Por falar em ganho de peso, felizmente esse está bem controlado e tranquilo. Com isso, até o momento as temíveis estrias ainda não deram sinal de aparecer. Mas uso o creme hidratante Luciara diariamente nas regiões mais comummente afetadas.

24ª Semana de Gravidez
Ilustração retirada do ig @kosogkaos

 

Exame para verificar a diabete gestacional

Na 24ª semana de gravidez fiz o indigesto exame de glicemia após sobrecarga com dextrosol. Esse dextrosol é um líquido transparente, com gosto de suco de limão, que é doce e azedo ao mesmo tempo.

Como o líquido é muito doce, justamente para medir sua glicose, o melhor é que você o tome geladinho. No laboratório que fiz o teste o dextrosol estava gelado e a sensação foi melhor que imaginava.

A diabete gestacional acontece quando os hormônios da gravidez impedem que a insulina funcione normalmente no corpo. O resultado do exame sai em 24 horas e no meu caso foi não acusou nenhuma alteração na glicose, ou seja, tudo certo. Ainda bem que não acusei a diabetes gestacional. Mas se você gravidinha acusou, não se desespere!

Leia também:  14ª Semana de Gravidez

Geralmente os médicos tentam controlar a diabete gestacional por meio da alimentação equilibrada. Normalmente, depois do parto, os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal.

 

Insuficiência vitamina D

24ª Semana de Gravidez
24ª Semana de Gravidez

Quem me conhece sabe que eu corro do sol e me protejo muito bem com filtro solar. Por um lado, isso é muito bom para evitar o câncer de pele e outros malefícios do sol. Mas por outro lado, a falta do solzinho causa insuficiência de vitamina D no organismo.

Depois de um exame, minha médica verificou que eu precisava de repor essa vitamina que é muito necessária para esse período da gestação, pois protege contra vários problemas de saúde para mim e para o bebê.

A vitamina D contribui para a boa saúde dos sistemas imunológico, ósseo, cardiovascular e muscular, além de diminuir o risco de diabetes tipo 1 e manter a pele saudável. No entanto, sua ausência pode ocasionar, entre outros problemas, pré-eclâmpsia na gravidez.

Minha nutricionista sabendo dessa insuficiência da vitamina me receitou uma dieta saudável, rica em peixes, leites e ovos. Já a endocrinologista indicou a suplementação da vitamina D por meio de cápsulas que contenham o nutriente. Faço uso oral uma vez por semana.

A cada semana a gestação ganha mais novidades e fica mais intensa. O importante é curtir o momento, relaxar para cuidar bem de si e estar feliz para o melhor desenvolvimento do bebê.

Mineira, consultora de imagem, publicitária e apaixonada por moda!

Curtiu? Você também pode gostar de:

Compartilhe!